RELATÓRIO DA PRÁTICA DE FARMACOTÉCNICA: Géis a base de carbopol
A pomada é uma forma farmacêutica semi-sólida (plásticas deformáveis) que constituem preparações de aplicação tópica, constituídas de base monofásica na qual podem estar dispersas substâncias sólidas ou líquidas. Devendo apresentar aspecto homogêneo, ser inerte, inodoro e de boa consistência. Uma das principais características da pomada é que não fluem em condições normais, somente quando aplicada alguma tensão.
Nestas condições, amolece ou funde com a temperatura corporal e devem apresentar boa espalhabilidade. Possuem poder de penetração epidérmica, sendo pouco; endodérmicas, possuindo poder de penetração na epiderme, atuando nas camadas mais profundas, mas sem ingressar na corrente circulatória; e diadérmica, sendo uma pomada de penetração tão profunda que o ativo ingressa na corrente circulatória. Alguns fatores interferem na absorção que são pH, concentração, solubilidade, veículo e coeficiente de partição. Possuem ação emoliente ou protetora.
A pomada de lanovaselina tem sua utilização como base para pomadas farmacológicas e também pode ser usada sem a adição de princípios ativos para cuidados dermatológicos como assaduras de bebês, cicatrização de pequenas cirurgias, escaras de decúbito, feridas em diabéticos, peles ressecadas e eczemas, fissuras anais entre outros.
PARTE EXPERIMENTAL
- Materiais:
Espátula;
Vidro relógio;
Balança;
Barquinhas
Banho- maria
Pão duro;
Gral e pistilo.
PROCEDIMENTOS:
- POMADA LANOVASELINA:
Fórmula
Peso
Função
Lanolina 30%
9g
Hidratante
BHT 0,02%
0,006g
Conservante
Propilbarabeno 0,1%
0,03
Conservante
Vaselina sólida qsp 30g
20,9q
Solvente
Pesou-se os componentes;
Triturou-se o BHT e Propilparabeno em qs de Vaselina Liquida;
Adicionou-se os demais componentes no gral e espatulou-se.
- POMADAS DE POLIETILENOGLICOL:
Fórmula
Peso
Função
PEG400 33%
9,9g
Carreador de fármacos
PEG4000 33%
9,9g
Auxiliar na fusão de células