O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você.
Deus que habita em você! Texto de Ariana Arruda
Dos diversos significados para Namastê, o que mais sinto plenitude é:
"O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."
Em poucas palavras é expressa a mais bela forma de respeito para com o outro e consigo mesmo. Outro significado, um pouco mais extenso, é:
“Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."
A primeira frase sintetiza a segunda, mas compreender a segunda faz toda a diferença e dá significado maior à primeira.
Quando estamos em sintonia e vivendo os sentimentos de amor, integridade, sabedoria e de paz; estamos nos respeitando e consequentemente respeitando o outro.
Algumas pessoas, por motivos de carência, necessidade de afirmação da sua própria vaidade, identidade do ego, ou por estarem passando por algumas dificuldades e tendo a autoestima baixa, cometem ações desrespeitosas com o outro, mesmo sem haver o desejo de cometê-las. Para os relacionamentos sejam quais forem (amizade, afetivos, de família, etc.) com mais de uma pessoa nessa mesma situação, as ações e reações poderão tomar proporções catastróficas para ambos, por outro lado, quando uma dessas pessoas se encontra alinhada com seu “ser maior”*, essa não reage dentro da energia do conflito, pois as atitudes de alguém que se mantem em paz, não cedem aos estímulos negativos do outro. Aquilo que normalmente é entendido como desrespeito a alguém, é, na verdade um desrespeito a si próprio quando observado quem é que se prejudica de fato.
Não significa que tais condutas serão aceitas, elas não serão revalidadas, e é feliz a pessoa que se encontra em desequilíbrio quando se abre para a consciência dessa situação e ao invés de intensificar as atitudes que o mantém desalinhado, observa com atenção e se dedica