o desenvolvimento humano
A inteligência pode ter evoluído, com a capacidade de manejar ferramentas e objetos, como uma adaptação à caça nas savanas africanas (o assunto ainda é muito discutido). Enquanto na espécie humana o volume médio do cérebro é de 1 350 cm3, no chimpanzé atinge no máximo 500 cm3 e no gorila, apesar de todo o tamanho desse animal, no máximo 750 cm
Uma das diferenças mais importantes entre o ser humano e os demais primatas é a capacidade caracteristicamente humana de se apoiar e locomover apenas sobre os membros posteriores (gorilas, chimpanzés e outros símios são incapazes de andar sobre dois pés por períodos prolongados), deixando as mãos livres para segurar e manipular objetos (recolher e transportar alimentos e filhos, pegar pedras e galhos capazes de funcionar como armas, manusear instrumentos delicados de trabalho, etc).Primeiros hominídeosEmbora seja considerado um possível ancestral direto da espécie humana, o Ramapithecus é um parente extinto do orangotango, sendo hoje classificado no gênero Sivapithecus. Outro possível ancestral, o Aegyptopithecus, também foi desconsiderado.
Entre os ancestrais mais antigos da linhagem dos hominídeos estão os australopitecos, integrantes do gênero Australopithecus ("macaco do sul"). Eles viveram nas savanas africanas de 4,2 milhões a 1,4 milhão de anos atrás, mediam entre 1 m e 1,5 m de altura, pesavam entre 30 kg e 50 kg e tinham o cérebro um pouco maior que o do chimpanzé. Estudando a posição dos ossos da bacia e do joelho e de impressões de suas pegadas, deduziu-se que todos podiam andar sobre duas pernas (tinham postura ereta).
Em 1974, foi descoberto na Etiópia um fóssil com 3,18 milhões de anos. Ele pertencia