rodrigo docs
Ra: B67026-6
1. Onde ocorre a glicólise e a cadeia respiratória?
R: A fase anaeróbica é formada pela glicólise, processo que ocorre no citosol (citoplasma) onde uma molécula de glicose é descompostas em duas moléculas de piruvato, um açúcar mais simples.
Processo complexo que ocorre nas cristas mitocondriais. Nele o hidrogênio que se encontra nos FADH2 e NADH2 se desprende-se seus transportadores e reage com o oxigênio, formando água.
Cada NADH2 decomposto produz 3 ATP e cada molécula de FADH2 rende cerca de 2 ATP.
2. Diferencie a respiração celular aeróbica e anaeróbica.
R: Na respiração aeróbica a presença de oxigênio é obrigatório, já na anaeróbica a presença de oxigênio pode ser facultativo em alguns e em outros a presença de oxigênio pode matar o microorganismo.
3. Explique como ocorre a fadiga muscular.
R: A fadiga muscular é um evento que ocorre no músculo devido ao grande esforço físico e resulta no declínio da tensão muscular. Como conseqüência, o glicogênio, que é reserva de carboidrato e fornece o combustível para a construção e manutenção do sistema muscular, deixa de ser produzido levando a ocorrência da fermentação lática. Desta forma, o pH aumenta, devido ao acúmulo de ácido lático na musculatura causando prejuízo no sistema de transferência de energia.
4. Que processos ocorrem no interior da mitocôndria?
R: A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes, sendo extremamente relevante para a respiração celular. É abastecida pela célula que a hospeda por substancias orgânicas como a glicose, as quais processa e converte em energia sob a forma de ATP, que devolve para a célula hospedeira, sendo energia química que pode ser usada em reações bioquímicas que necessitem de dispêndio de energia. A mitocôndria está presente em grande quantidade nas células: do sistema nervoso (na extremidade dos axônios), do coração e do sistema muscular, uma vez que estas apresentam uma necessidade maior de