O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA INTRODUÇÃO
O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA INTRODUÇÃO
BARRA DO BUGRES
2011
EDUARDO CESAR SANCHES
O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO: UMA INTRODUÇÃO
Trabalho apresentado a disciplina Introdução à Metodologia Científica do Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Estado do Mato Grosso sob orientação do Professor Mestre Milton Mustifaga.
BARRA DO BUGRES
2011SUMÁRIO
Introdução ao conhecimento
A Teoria do Conhecimento
Dentre as várias espécies animais existentes sobre a terra, o Homo sapiens (homem), além de desenvolver todos os processos de convivência, reprodução, acasalamento e defesa observáveis nas demais, também desenvolveu a capacidade de transmitir dados, informações, experiências e conhecimento (COSTA, 1987). A partir deste momento, podemos dizer que iniciou a evolução do conhecimento, mas a primeira definição de conhecimento só surgiu no período clássico da Grécia Antiga com o filósofo grego Platão, e então surge a Epistemologia, Filosofia do Conhecimento, ou Teoria do Conhecimento, que é um ramo da filosofia que trata dos problemas relacionados com o conhecimento humano (EPISTEMOLOGIA, 2008, grifo nosso).
Figura 1 - Definição clássica de conhecimento, determinada por Platão: crença verdadeira e justificada (GHIRALDELLI, 2007; CONHECIMENTO, 2011, grifo nosso).
Primeiros estudiosos
Por sua vez, Aristóteles, discípulo de Platão, divide o conhecimento em três áreas: científica, prática e técnica (CONHECIMENTO, 2011).
Quando se pesquisa sobre o assunto, verifica-se que poucos registros existiam até por volta do século XVI, e só a partir deste período é que surgem estudos mais aprofundados e com maior frequência.
O desenvolvimento dos estudos
Segundo Silveira (2002), desde os tempos dos antigos gregos existiam duas respostas antagônicas à questão da origem e da possibilidade do conhecimento: o racionalismo e o empirismo,