O DESENVOLVIMENTO DA INTELIG NCIA DA CRIAN A
Publicado em Educação por Pedagogia ao Pé da Letra no dia 26 de abril de 2013
A criança é um ser dinâmico que interage com o mundo que a cerca. Essa interação com o ambiente é que vai possibilitar a construção das estruturas da inteligência.
Como?
Por exemplo, quando a criança tem a oportunidade de manipular um objeto ela é capaz de entendê-lo à medida que ela experimenta suas características, tais como: se ele é liso, áspero, grande, pequeno, pesado, leve; se ele pode ser aberto, fechado, se pode bater, se ao jogá-lo ele pula ou não etc. Tais atitudes é que irão permitir que ela aprenda sobre o objeto.
Agora, imagine uma situação diferente. Um adulto apenas mostra o objeto à distância e explica para a criança que ele é áspero, que não pode bater, que ele é quadrado, é grande etc. Será que dessa forma a criança irá aprender sobre esse objeto?
O eixo central dos estudos de Piaget concentra-se nos resultados provenientes da interação organismo-meio, o qual ocorre através de dois processos simultâneos: a organização interna e a adaptação ao meio, funções exercidas pelo organismo ao longo da vida. No processo de desenvolvimento, quando a criança adapta-se a uma nova situação, ela organiza o seu conhecimento.
É a partir da interação entre o sujeito e o meio, que ocorrerá a construção das estruturas da inteligência, o que implica no desenvolvimento intelectual. Esse desenvolvimento ocorre por meio de um processo de equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Portanto, é em termos de equilíbrio que ocorre a evolução da criança desde o seu nascimento até a adolescência.
Toda ação supõe um interesse que a desencadeia e o mesmo pode estar relacionado a uma necessidade fisiológica, afetiva ou intelectual. Assim, a necessidade apresenta-se, segundo Piaget (2002), como um fator indispensável para desencadear a ação. Esclarece, pois, que toda ação,