O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUENCIAS
O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
SALVADOR
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
JÔKASTA AMORIM
LÍVIA MAGALHÃES
QUEILA PEREIRA
TAMALE MIRANDA
Trabalho orientado pela Profª.
Ana Paula Moreno Pinho, para obtenção de nota na matéria
Comportamento Organizacional.
SALVADOR
2015
O DESEMPREGO E SUAS CONSEQUENCIAS
RESUMO
O presente trabalho aborda algumas questões relacionadas com o desemprego. Apresenta primeiramente, o conceito de desemprego e algumas causas, consequências e possíveis soluções para o mesmo.
1. INTRODUÇÃO
O desemprego tem sido um dos maiores problemas sociais enfrentados pela humanidade.
1.1 O QUE É O DESEMPREGO?
O desemprego é uma condição em que pessoas se encontram quando não possuem atividades que lhes são rentáveis. Ocorre principalmente em países subdesenvolvidos por causa das deficiências econômicas destes que não é suficiente para abastecer a população que cresce consideravelmente.
1.2 CLASSIFICAÇÃO DO DESEMPREGO
Tecnológico: Quando ocorre em países que substitui o trabalho humano pelo trabalho robotizado, que apenas buscam especialistas e extinguem o trabalho braçal.
Estrutural: Ocorre em países subdesenvolvidos por causa de concentrações de mão de obra em trabalhos rurais pela ausência de desenvolvimento tecnológico. Conjuntural: Ocorre quando há baixa estimulação de investimentos no país acarretando em baixas remunerações para altos preços de mercado.
2. CAUSAS DO DESEMPREGO
- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função;
- Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema bankline também gerou o fechamento de milhares de vagas;