ATIVIDADE VIRTUAL FILOSOFIA
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
Filosofia
Salvador – BA
2015
ATIVIDADE VIRTUAL
Questão 01– Sabendo que ética e moral correspondem a conceitos distintos, ainda que complementares. Sabendo também que a atitude e a reflexão filosóficas apresentam suas características próprias. E para além do debate sobre políticas assistencialistas. Tendo por referência as ações individuais e “mínimas” que podemos desempenhar... Ações que - se fossem progressivamente conquistando uma amplitude maior - poderiam promover mudanças significativas na sociedade... Com atenção às demandas da sociedade brasileira, elabore um comentário geral sobre as propostas dos textos A e B, relacionando-as a um dos itens abaixo:
a) às temáticas Ética e Moral
b) às características da atitude e da reflexão filosóficas
Resposta: alternativa b.
A história da sociedade brasileira sempre foi composta por movimentos sociais que lutam por mudanças no cenário em que estão inseridos, a fim de alcançar interesses comuns para aquele determinado grupo ou para toda população. Atualmente temos uma infinidade de movimentos social, cada um em busca de seu objetivo, e para isso precisam ser formados por pessoas que buscam por mudanças não só dentro de grupos sociais e sim no seu dia-a-dia, questionando o cenário imposto, e realizando “pequenas” atitudes isoladas que desafiem o comum, como visto no texto B. As atitudes descritas anteriormente vão de encontro com os princípios das atitudes e reflexões filosóficas, que não se contentam e não aceitam os conceitos e valores estabelecidos na vida cotidiana e propõem que o individuo investigue, indague e encontre novas respostas através da reflexão, ou seja, como ele chegou até aquele pensamento, sem influência do senso comum.
Questão 02 – Nos movimentos de superações dos processos ideológicos de dominação social, é necessário ir além dos conceitos impostos, é necessário criar as próprias formas de