O DESEMPREGO NA PESQUISA DE EMPREGO E DESEMPREGO
DE EMPREGO E DESEMPREGO
C laudio S alvadori D edecca
Resumo: A Pesquisa de Emprego e Desemprego deu uma grande contribuição para inovar as metodologias dos levantamentos socioeconômicos, em especial sobre a mensuração do desemprego. O ensaio explora esta dimensão da PED e procura explicitar sua atualidade dentre os levantamentos nacionais e internacionais existentes e seu papel para subsidiar as políticas públicas de emprego, trabalho e renda.
Palavras-chave: Mercado de trabalho. Desemprego. Política social.
Abstract: The Pesquisa de Emprego e Desemprego gave a great contribution to innovate the methodologies of the social-economic surveys, in special on the measure of the unemployment. This paper explores this dimension of the PED and looks for its continuity importance for the national and international surveys and its paper to subsidize the public politics of labor and income.
Key words: Labor market. Unemployment. Social policy.
A
Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED na
Região Metropolitana de São Paulo – RMSP tem mais de 20 anos de existência. Com certeza, ela se constitui na experiência de maior êxito de levantamento socioeconômico não conduzido por um instituto nacional de estatística. Nascida da insatisfação em relação aos indicadores de desemprego disponíveis para a RMSP no início dos anos 1980, a PED se transformou em referência internacional, no que diz respeito à inovação metodológica e ao arranjo institucional na sua gestão.
Resultado de um convênio entre o Governo do Estado de São Paulo e o Departamento Intersindical de
Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, a pesquisa incorporou, ainda em momento de sobrevida dos governos autoritários do após 1964, os trabalhadores na construção e gestão de um novo sistema de informação socioeconômico, o qual teve seu papel social transformado ao longo de sua história.
De um levantamento que permitiu evidenciar a gravidade do desemprego na recessão da