Seguro desemprego
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
SEGURO-DESEMPREGO
ALINE MIRANDA MATOS
ANDREA CRISTINA ROSA PEREIRA
CAROLINA BERTONI OLEANI
FERNANDO DE JESUS SOARES
LUANA PAULA CAMPO
VILMA PEREIRA BRITIS
Rondonópolis
2011/1
ALINE MIRANDA MATOS
ANDREA CRISTINA ROSA PEREIRA
CAROLINA BERTONI OLEANI
FERNANDO DE JESUS SOARES
LUANA PAULA CAMPO
VILMA PEREIRA BRITIS
SEGURO-DESEMPREGO
Estudo apresentado ao Curso de Ciências Contábeis – UNIC, como critério de avaliação oficial das disciplinas Metodologia da Pesquisa Científica, sob a orientação da professora Ms. Regina Suzi Soares.
Rondonópolis
2011/1
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
No Brasil, milhares de pessoas perdem seu emprego todos os dias, podendo recorrer ao benefício chamado seguro desemprego que é regido pela lei 7.998, de 1990, e que se refere ao pagamento da assistência financeira temporária, não inferior a um salário mínimo, concedida ao trabalhador desempregado previamente habilitado.
O Seguro-Desemprego, um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros, é um benefício que oferece auxílio em dinheiro por um período determinado. Ele é pago de três a cinco parcelas e seu valor varia de caso a caso.
Basicamente, tem direito ao benefício o trabalhador com carteira assinada que for dispensado sem justa causa ou sofrer dispensa indireta, que é quando o empregado solicita judicialmente a dispensa do trabalho, alegando que o empregador não esta cumprindo o contrato.
Ciente da necessidade dos trabalhadores em geral, a presente pesquisa visa apresentar algumas mudanças que o governo esta implantando com relação ao recebimento do benefício e levantar se as pessoas sabem como requerer o seguro-desemprego. Considerando que a taxa de desemprego no