O demantismo Judicial
2063 palavras
9 páginas
UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.Acadêmica: Gabrieli Santos.
Curso: Direito
5ª Fase.
Disciplina: Teoria da Argumentação Jurídica.
Tema: O demandismo judicial e suas implicações na efetividade e na qualidade de prestação jurisdicional.
Caçador, 30 de Março de 2015.
O DEMANDISMO JUDICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EFETIVIDADE E NA
QUALIDADE DA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL.
Sumário • 1.1. Preâmbulo – 1.2. Ementa – 1.3. Relatório – 1.4.
Fundamentação – 1.5. Dispositivo.
1.1. PREÂMBULO
Relatório a ser realizado, com o intuito de fomentar os estudos ao assunto, e obter nota relativa para a primeira prova (m1) de
Argumentação Jurídica, tendo em vista que o assunto abordado é de extrema importância e de real interesse para com a sociedade.
1.2. EMENTA
A explosão de decisões judiciais é um fenômeno mundial e envolve questões relativas à economia, à vida privada, aos bens e à liberdade dos indivíduos e principalmente à internacionalização de direitos, devendo tornar-se uma política pública urgente nos países para que o preceito democrático efetive seus efeitos.
1.3. RELATÓRIO
Essa quantificação de novas demandas jurídicas e sociais está a desafiar o funcionamento do Judiciário face à multiplicidade de causas.
Com isso, leva-se a necessidade de se redefinirem os parâmetros da prestação do Judiciário diante dessa crise econômica globalizada. Assim, o estudo desenvolvido terá sempre que observar esse objeto. Essa dinâmica econômica repercute no comportamento da sociedade é fator essencial para o reflexo pela busca de direitos, e principalmente em busca da prestação jurisdicional.
1.4. FUNDAMENTAÇÃO
A experiência judiciária brasileira vem passando por profundas transformações desde o último quartel do século passado, intensificandose no limiar deste novo milênio. O sentido contemporâneo de “resolução de conflitos” e de “distribuição de justiça”, justamente pela existência de vários meios, formas de expressão e modalidades, não permite, ao nosso sentir, uma exata