O decalago
Horizonte geográfico, histórico,literário e teológico
O decálogo apresenta aspectos de uma unidade independente .seus elos como contexto em imediato são muito insignificantes.sua inserção na seção do Sinai/Horeb (Ex 19-24+ 32-34 e Dt 5+9,7 ,a10,11) é atribuida a um ou a diversos redatores tardios. Segundo os estudos do autor:García López, Félix. Constata este fato nas duas versões, especialmente na do Êxodo. Segundo os estudos do autor em Ex 20,2-17, estes versículos que seguem não estão ligados diretamente ao decálogo.como exemplo Ex 20,18 remete ao fim do cap.19, passando por cima do decálogo,ignorando-o.Ex 20,18 continua claramente o relato de Ex 19,16-19; assim também, o pedido do povo a Moisés, em Ex 20,19 fica sem sentido no caso de o decálogo já ter sido pronunciado.(Para alguns exegetas, o decálogo encontrava-se primitivamente entre Ex 33, 11 e 34,28. Teria sido deslocado em Ex 20, a fim de preceder a inserção das tradições sarcedotais(Ex 25-32).Cf.H. Cazelles:”Les Di`Exode, Gabalda, 1987 < PP.113-123.
Na versão do Deuteronômio a conexão com o decálogo com o seu texto imediato é bem maior. Dt 5,22 remete ao decálogo que procede.Um dado que é importante realçar, é que em consequência de sua inserção na seção do Sinai/Horeb, o decalago dirigi a proclamação divina; é a expressãoda vontade de Deus, manifestada na montanha santa, a teofania da aliança.
A montanha de Deus: Sinai/Horeb
Na historia das religiões , a montanha ocupa um lugar importante, nas religiões antigas o espaço era valorizado mais pela sua qualidade do que pela sua quantidae ou pela sua situação geográfica, o que uma comunidade um umindividuo experimentou no lugar concreto, assim determinava o seu valor.as montanhas sagradas na bíblia são diversas, as principais são:a montanha do Sinai/Horeb e o monte Sião.A santidade do Sinai/Horeb acontece pelo fato de aí Iahweh ter se revalado a Moisés e a todo o povo.Neste lugar, Israel fez a experiência da