alcoolismo
2.5.2 - Efeitos do álcool sobre o corpo
Figura 7 – Locais do organismo onde o álcool actuaa)
Cérebro
- fraca concentração;lapsos de memória;capacidade de raciocínio reduzido.
j)
Advertisement
b)
Coração
- palpitações.c)
Tensão arterial
– alta.d)
Pâncreas
– inflamação.e)
Músculos
- perda de tónus muscular (fraqueza).f)
Nervos
- caibras; parastesias (formigueiros);fraqueza.g)
Reprodução
– infertilidade;- Impotência;- crianças com debilidades;h)
Estômago
– inflamação;hemorragia;i)
Fígado
– inflamação;cirrose j)
Boca e garganta
– cancro2.6 - FALSOS CONCEITOSPortugal, é um país vitivinicola onde as tradições, usos, costumes e falsosconceitos são exemplos de factores socioculturais que facilitam, determinam eintensificam o uso de bebidas alcoólicas nos mais variados momentos e circunstânciasda vida do indivíduo. É contraditória que se use para brindar, desejando saúde, alegria efelicidade, uma bebida que na verdade é o símbolo da miséria e morte. Muitas vezes oHomem cai no uso e abuso das bebidas alcoólicas, pela influência que sobre si exercemos falsos conceitos e virtudes do álcool e ignorando as suas verdadeiras propriedades eos seus perigos.
O álcool aquece?O álcool não aquece, pelo contrário, provoca perda de calor, podendo mesmo emcertas situações levar á morte.Quando se bebe uma bebida alcoólica a sensação é de frio na face, nas mãos, na pele, diminui ou mesmo desaparece, ficando estas zonas ruborizadas traduzindo umasensação de calor, o que leva a afirmar que o álcool aquece.
Porém, na verdade o que sucede é uma deslocação de sangue, do interior doorganismo para a superfície do mesmo, devido a uma dilatação passiva dos pequenosvasos sanguíneos cutâneos. Isto acaba por causar uma considerável perda de calor por irradiação, o que prejudica o bom