O código da inteligência: capítulo 6
Nenhum ser humano é totalmente livre, todos nós possuímos armadilhas da mente humana, que são construídas clandestinamente ao longo do processo de formação da personalidade humana. Estas armadilhas da mente humana bloqueiam a capacidade de decifrar os códigos da inteligência, e não conseguir decifrar determinados códigos que constrói essas armadilhas.
Uma dessas armadilhas é o conformismo. Conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, os eventos sociais e as barreiras psíquicas. O contrario do conformista é o ativista, que é aquele que é autor da sua própria historia, aquele que vê oportunidades onde os outros não veriam, é aquele que busca o que quer.
Mas ninguém é 100% conformista ou ativista, todos nós somos ativistas em algumas áreas e conformistas em outras. O conformista é inerte e mentalmente preguiçoso, pelo menos na área onde se considera incapaz. Não exerce suas escolhas por medo de assumir riscos.
Se um aluno estiver tendo um mal desempenho na escola, e for um não conformista, ele irá fazer de tudo para melhorar, mas se for um conformista, formará janelas killer que o aprisionarão e o levarão a acreditar que seu destino está traçado. Se formos conformistas, as derrotas da vida nos impedirão de tentar de novo. Ninguém pode asfixiar anular ou amordaçar mais um ser humano do que ele mesmo.
Os conformistas são os reis das desculpas, tem desculpas para tudo que os impede de mudar. Dificilmente duvidam do que os controlam e pensam coisas como: “Não concordo comigo mesmo! Não aceito este destino!” Existem coisas que não temos controle, mas temos que fazer de tudo para jamais nos isentar de agir. Mas os conformistas não usam toso o seu potencial para executar seus sonhos e superar falhas. Eles dizem que está tudo bem, não assumem suas reais dificuldades. Todos nós somos conformistas em algumas áreas, mas devemos identificá-las para que possamos mudar