O cultivo do melão
O CULTIVO DO MELÃO
1. INTRODUÇÃO
Esta cartilha, de maneira simples e ilustrada, trata do manejo do cultivo de melão desde a produção até a colheita, pós-colheita e comercialização. Contém informações sobre os procedimentos necessários para a execução das operações no momento preciso e na seqüência lógica.
O melão (Cucumis melo L.) é o fruto de uma olerícola muito apreciada e de popularidade crescente no Brasil e no mundo. O melão é rico em vitaminas A, B, B2, B5 e C, sais minerais como potássio, sódio e fósforo, apresenta valor energético relativamente baixo; é consumido in natura ou na forma de suco.
O fruto maduro tem propriedades medicinais, sendo considerado calmante, refrescante, diurético e laxante. É recomendado no controle da gota, reumatismo, obesidade e prisão de ventre.
2. CONHECENDO O MELÃO AMARELO
Pertence ao grupo dos inodoros e é também conhecido como melão espanhol. Tem casca amarela e polpa variando de branca a creme. Seus frutos apresentam formato redondo ovalado. Por ser o mais resistente ao manuseio e apresentar boa conservação pós-colheita, é o tipo mais cultivado em todo o Brasil. Dentre as variedades de melão existem seis tipos que são cultivados no Brasil em escala comercial.
3. AQUISIÇÃO DAS SEMENTES
As sementes devem ter finalidade específica para a semeadura, sendo adquiridas de empresas certificadas e conhecidas , atentando-se para o prazo de validade e as informações do rótulo como a porcentagem da geminação e a pureza das sementes.
Atenção: procure utilizar sementes de empresas já reconhecidas na sua região.
As sementes para semeadura:
• Têm que estar livre das principais pragas;
• Não podem estar misturadas com sementes de outras espécies e material inerte;
• Devem possuir alto poder de germinação.
4. SEMEADURA
A semeadura deve ser realizada em bandejas de isopor ou plástico preto rígido para mudas. Cada célula deve ser preenchida com substrato para culturas