RENASCIMENTO
Renascimento começou a partir do século XV como o movimento artístico-intelectual que recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de todos os interesses. E foi marcado por um retorno aos valores e características da antiguidade clássica greco-romana. Os renascentistas faziam várias críticas ao período medieval, dominado pelos valores culturais e religiosos da Igreja.
Todavia para os renascentistas o período da Idade Média foi um período de pouco avanço cultural, que ficava entre a Antiguidade e a Modernidade. Modernidade era a forma como denominavam o período em que viviam.
Contudo modernidade caracteriza-se como uma época de progresso intelectual, na qual se fazia renascer a cultura clássica greco-romana. Daí a origem do termo Renascimento.
Portanto, a partir desse período a cultura deixou de ser controlada pela Igreja Católica, tendo influência por estudiosos da Antiguidade greco-romana, denominados humanistas.
Todavia, o astrônomo Copérnico definiu que a Terra não consiste em ser o centro do Universo, porquanto a Terra gira em torno do Sol.
O renascimento foi uma época de renovação. Sendo que teve início na Itália e logo se alastrou pela Europa. Entretanto, o Renascimento constituiu ainda em ser um período de grandes artistas e escritores, onde se destacam: Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Shakespeare.
Para os homens da época, a cultura greco-romana era muito superior à cultura medieval. Assim, a Idade Média passou a ser denominada Idade das Trevas, vale ressaltar que, atualmente, o termo Idade das Trevas é questionado pelos historiadores.
O Renascimento Cultural teve suas próprias características, e uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que gregos e romanos tinham um conhecimento mais amplo da vida. Outra característica foi o humanismo e o antropocentrismo, pois o homem passou a ser o centro de todas as atenções. A Itália foi o berço do Renascimento cultural,