O cuidado com a pessoa idosa e uma preocupação que percorre, durante todo o nosso passado
A proteção e cuidado aos direitos do idoso e uma preocupação mundial que percorre durante a historia, dado mostram que essa faixa tem crescido muito, visto isto o Serviço Social como profissão inerente tem um olhar abrangente na luta do bem estar e defesa de direitos. O texto traz uma abordagem simplificada da historia que a política de proteção ao idoso percorreu e ação civil pública e ação coletiva quanto a tutela judicial.
O cuidado com a pessoa idosa e uma preocupação que percorre, durante todo o nosso passado. Mesmo que em determinadas etapas da historia isso se mostra mais em ênfase, pelos acontecimentos durante a década citada. O ser humano carrega este trajeto marcado quando nasce , envelhecer será algo natural , caminho que todos passaremos. A historia mostra que o primeiro registro de cuidado com a proteção ao bem estar do idoso foi o Código de Hamurabi , sendo aproximadamente 2.300 a.c, que se restringia a poupar a pessoa com maior idade de determinadas funções e reafirmar a questão do respeito para com quem obtém mais experiência, tendo penas previstas para quem maltrasse ou matasse pais. A bíblia também reafirma essa questão de ter respeito aos anciões.
A partir do século XV na Holanda aparece as primeiras iniciativas em cuidar dos idosos doente e carentes com realização da igreja. O código Napoleônico trazia uma visão mais complexa e retrógada onde adultos, crianças e velhos deveriam ser tratados iguais , sendo que determinadas faixas necessitam de mais atenção. Este mesmo Código influenciou no Código Civil Brasileiro de 1916, principalmente com a questão da industrialização e produtividade , com jornadas de trabalhos abusivas e sem restrições para crianças e idosos. A historia percorre e alguns grandes acontecimentos marcam épocas:
● 1889 direito a aposentadoria por idade, na Alemanha.
● 1906 direito a aposentadoria por idade na Àustria.
●