O CRISTÃO É A POLÍTICA!
PERGUNTA: “Religião e política”: será que existe mesmo uma linha tênue que isente o cristão de se corromper com a sujeira política ou uma ética cristã na conduta parlamentar?
(1) PENSAMENTO DA SEMANA: FÁCIL ESCOLHER UM QUE REPRESENTA A CLASSE! Eu poderia traçar um paralelo dos candidatos e dizer qual é o que mais se encaixa no padrão ético cristão, tradicional ou político adequado.
PROBLEMA: O dilema de uma dupla cidadania!
Tese: obrigados a votar!
(Robinson Cavalcanti) CRISTIANISMO E POLÍTICA: Teoria bíblica e prática histórica.
Para o autor, não há nada mais cientificamente inexato e conceitualmente impossível do que a pretensão de ser apolítico. Ser político é algo inerente à condição do ser humano. Política significava, originalmente, o conhecimento, a participação, a defesa e a gestão dos negócios da polis. É impossível a existência sem autoridades, normas, sanções, mecanismos de participação, formas de decisão.
O apolitismo é uma elaboração de desculpa para o indesculpável, revestida, no caso do cristão, de uma embalagem espiritual, uma “espiritualização” do pecado. A ignorância, o medo, o preconceito, o egoísmo e a não-autenticidade são causas de tão danosa escolha.
(2) FORMAS DE PENSAR/APRESENTAR uma ideia:
Alusão histórica.
Paradoxo.
Paralelismo (comparação): semelhanças X diferenças.
RESULTADO: conhecimento é inacabado, parcial!
(3) DESEJO PELO PODER / CONDUTA:
a) “Um cidadão responsável” ou “submissão às autoridades”.
a. Romanos 13:1-7
i. O cristão não é “A”POLÍTICO. ii. Fala de “[...] exortação, principalmente acerca dos deveres dos cristãos”.
b. Crise ética – Gerar polêmica – OU SEJA, o problema ético social não pode atingir o povo de Deus.
(4) “VIDA ESTÁ FICANDO INSUPORTÁVEL” – estabelecemos heróis e bandidos.
Mas (movimentações nas ruas - ciberespaço) – Moral e a ética no lugar de estar a serviço da ordem, parece que foram esquecidas e cada lado da moeda está começando a estabelecer uma