O crescimento fisico
O desenvolvimento de uma forma geral encontra-se intimamente relacionado aos fatores internos ou biológicos. O crescimento físico corresponde ao principal fator interno do desenvolvimento.
O crescimento físico pode ser definido como mudanças físicas e biológicas mensuráveis no desenvolvimento do indivíduo.
Crescimento e desenvolvimento são fenômenos diferentes em sua concepção fisiológica, mas paralelos em seu curso e integrados em seu significado, podendo-se dizer que são dois fenômenos em um só.
O Crescimento significa divisão celular, aumento de massa corpórea que pode ser identificada em unidades tais como gramas e centímetros, isto é, aumento de “unidade de massa” em determinada “unidade de tempo”. O Desenvolvimento é fundamentado no ganho de capacidade, não havendo “unidade de massa”, e sim “unidade de tempo”.
O crescimento diz respeito à multiplicação celular, responsável pelas modificações em comprimento, volume e peso. O desenvolvimento, pela sua abrangência, inclui o crescimento. O crescimento físico (peso e estatura) é um dos aspectos biológicos do desenvolvimento ou um dos fatores internos de desenvolvimento.
A - Fases e Tipos de Crescimento
O crescimento humano se caracteriza por quatro fases distintas, compostas de duração desigual e características totalmente diversas:
Fase 1 - crescimento intra-uterino, da concepção ao nascimento;
Fase 2 – 1ª infância, do nascimento aos 2 anos de idade aproximadamente;
Fase 3 – 2ª e 3ª infâncias, período de equilíbrio e crescimento uniforme em que o acréscimo anual do peso se mantém no mesmo nível;
Fase 4 - adolescência, fase final do crescimento, que se estende mais ou menos dos 10 aos 20 anos de idade; o crescimento inicialmente se acelera, até atingir um máximo em torno dos 15 anos e depois declina rapidamente até os 20 anos.
Existem quatro tipos de crescimento: geral somático, neural, genital e linfóide.
O Crescimento Geral Somático é o crescimento do corpo como um todo,