ANÁLISE DO CRESCIMENTO URBANO NO SETOR LESTE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS COM BASE NO MEIO FÍSICO E NA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Professor Mário Valério
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento
Carlos Eduardo Guimarães - 01010486
2013
RESUMO
Este trabalho consiste na análise do crescimento urbano no setor leste do município de São José dos Campos, localizado no interior do estado de São Paulo com base na análise de mapas e na legislação ambiental pertinente a área.
O trabalho aborda o crescimento urbano assim como o uso e ocupação desordenada do solo.
INTRODUÇÃO
A problemática habitacional
O crescimento das grandes cidades tem ocorrido de forma intensa, muitas vezes de forma desordenada e sem planejamento, sem considerar as características ambientais. O uso e a ocupação de determinadas áreas, sejam rurais ou urbanas, devem ser feitas considerando os aspectos: físicos, biológicos e antrópicos, com base num planejamento ambiental, global, que observe as interrelações dos diversos sistemas.
Com auxílio de algumas tecnologias, como o SIG – Sistema de Informações Georreferenciadas, é possível identificar, delimitar e diagnosticar problemas habitacionais e planejar o crescimento, com objetivo de elaborar um plano de manejo sustentável para conduzir o uso adequado dos recursos naturais.
O crescimento desordenado As cidades ultimamente têm se deparado com um grande problema, que expõem a risco itens como, a qualidade de vida e a natureza, o crescimento desordenado das cidades sem qualquer estrutura e planejamento, invadindo territórios inadequados e criando áreas de riscos. Porém, os maiores impactos urbanos não estão atrelados somente às questões de habitação, saneamento, mobilidade e transito, mas estes derivam de uma gama de outros por menores. As desigualdades sociais levam a falta da habitação igualitária; e a falta de moradia digna leva as pessoas a morarem em locais