o crescimento economico da russia
INTRODUÇÃO
Em Angola, o alambamento ou pedido (da mão da noiva) é ainda uma tradição cultural bastante forte e segundo consta, mais importante do que o casamento civil ou religioso. O alambamento consiste numa série de rituais, como por exemplo a entrega de uma carta com o pedido da mão da noiva, ofertas em bens e por vezes até mesmo dinheiro.
Dentro do grupo dos Helelo, encontram-se os Ndimba, os Ximba, os Cavikwa, os Hakavona, os Kuvale, os Ndombe, os Kwanyoka e Ngendelengo que ocupam o ângulo sudoeste de Angola, nomeadamente a província do Namibe. A principal actividade dos Helelo é a criação de gado, havendo indivíduos com centenas de cabeça de gado. Tal como o grupo etnolinguístico Nyaneka Khumbi, os Helelo têm como base da sua alimentação, para além de farinhas de diferentes cereais, o leite.
DESENVOLVIMENTO
A estima pelo gado é tanta, que só muito raramente um membro deste grupo vende um boi além das fronteiras da comunidade. E quando o faz, fá-lo por imperiosa necessidade de aquisição de milho, panos, argolas de adornos para os braços, pernas e tornozelos das mulheres, ou para a compra de tabaco e vinho.
À semelhança dos Nyaneka Khumbi, seus vizinhos e também criadores de gado do sul de Angola, os Helelo são bons criadores de arte ornamental de uso pessoal. É típico das mulheres Kuvale o uso de chapéu ou turbante de pele de carneiro, e as mulheres Ximba, a toca triorelhada (toca com extremidades em forma de três orelhas) de pele para as cerimónias. As pulseiras e missangas são enfeites indispensáveis das mulheres. Já os homens apresentam diferentes tipos de cortes de cabelo, cada um significando a posição ou o estatuto social no seio da sua comunidade.
Observando o espaço geográfico (parte do litoral) helelo, seria naturalmente expectável que os mesmos incluíssem o peixe na sua dieta alimentar. Porém este facto não ocorre por motivos culturais. Reza uma antiga tradição helelo