Crescimento Econômico dos países do BRICS - Rússia
A URSS teve papel importante na Segunda Guerra Mundial lutando ao lado dos Estados Unidos e demais países europeus contra a Alemanha, Itália e Japão. A URSS se tornou uma potência militar e tecnológica, concorrendo com os Estados Unidos no desenvolvimento da tecnologia atômica e na corrida espacial.
O primeiro homem a entrar em órbita foi o russo Yuri Gagarin, assim como o primeiro animal, a cadela Laika. Eles também construíram a primeira estação espacial para abrigar pessoas por longo tempo, a MIR. Mas a URSS não conseguiu transpor essa tecnologia para o campo civil, produzindo tecnologia para ser usada em bens de consumo duráveis e não duráveis. A indústria ficou dependente da Guerra Fria.
Com o estabelecimento da economia de mercado após o colapso da URSS nos anos 1980 (Perestroika e Glasnost), a Rússia buscou a modernização da indústria e dos serviços, passando por anos difíceis em que a economia teve taxas negativas de crescimento. No governo Putin, a economia passou a crescer rápido, a uma taxa média em torno de 6,73% (1999-2006), apresentou uma taxa de inflação declinante, conta fiscal e corrente superavitárias e alto volume de reservas internacionais por conta da exportação de petróleo.
Este crescimento foi, em parte, puxado pela Formação Bruta de Capital Fixo em torno de 19,7% entre 1990 e 2005, sendo que em alguns anos esta taxa foi de apenas 14%. Como mencionado acima, esse quadro tem sido alicerçado pelos preços mais altos do petróleo e na moeda desvalorizada que incentivam as exportações. Por outro lado, está havendo aumento da atividade no setor de serviços e da produção industrial, assim como o fortalecimento do mercado interno com a geração de emprego e renda.
O Governo russo está se esforçando para fazer