resenha
FELIPE M. PASSOS
HERIO SOUSA
JEFFERSON LEITÃO
JESSICA CARINE CRUZ
Uma Verdade Inconveniente
Resenha critica apresentada como requisito para obtenção da nota parcial da disciplina de português, pelo curso de engenharia da Área 1, ministrada pela professora Noelza Eloy.
Uma Verdade Inconveniente
Documentário Uma Verdade Inconveniente (An Inconvenient Truth), produzido pelo estúdio Paramount Classics nos Estados Unidos com direção de Davis Guggenheim no ano de 2006, tempo de duração 100min., classificação etária 14 anos.
Uma Verdade Inconveniente é um documentário norte-americano de 2006, sobre a campanha do ex-vice-presidente dos Estados Unidos para conscientizar os cidadãos acerca do aquecimento global, através de palestras que ele realiza por todo o mundo. A ideia de produzir esse documentário foi de Laurie David, que assistiu uma apresentação de Gore em um encontro sobre o aquecimento global, ele ficou tão inspirado que adaptou a apresentação em um filme.
Em suas palestras Al Gore provoca vários sentimentos nos ouvintes, pois por mais que este assunto esteja presente no cotidiano às imagens que ele traz impressionam, incomodam e causam espanto. O politico e palestrante convida os ouvintes a terem responsabilidade social de um forma muito inteligente. Ele começa a palestra com imagens da natureza que encantam com tanta beleza, em seguida mostra através de imagens e de gráficos como os humanos trouxeram poluição e males ao planeta como os níveis do dióxido de carbono na atmosfera que vem aumentando gradativamente dia apos dia e quais as consequências que ainda estão por vim. Gore ainda cita alguns fatos de sua vida que o ajudou a ter uma visão diferente da terra tornando-o uma pessoa consciente sobre os problemas ambientais, como o acidente que quase matou o seu filho, a morte de sua irmã por causa do câncer de pulmão, os professores distintos em sua forma de pensar, o