O crescimento do SUS
No decorrer dos anos o trabalho de saúde foi perdendo o seu foco em decorrência da inserção de tecnologias leves e leves duras, o cuidado foi deixado de lado e foco passou a ser o tratamento da doença, ou seja, os profissionais de saúde passaram a utilizar mais as máquinas e deixaram de ter um vínculo com seus clientes, essa é uma das maiores insatisfações dos usuários dos serviços de saúde.
Um dos desafios postos para o serviço de saúde é a capacidade de oferecer atenção integral a saúde das pessoas, para isso é preciso desenvolver novas tecnologias de cuidado, ampliar a capacidade de acolhimento, escuta e responsabilização dos trabalhadores de saúde como também ensina-los a lidar com a dor e o sofrimento.
Hoje em dia, todos os gestores tem o compromisso de certificar o acesso dos cidadoes a serviços de saúde com qualidade, graças a diversas ofertas de serviços de saúde e cuidados básicos que o SUS vem promovendo, assim outras profissões foram inseridas nos serviços de atenção à saúde e o campo de trabalho se tornou relevante atualmente.
A saúde suplementar (parte privada do sistema de saúde),passou a se ocupar da gestão de cuidado, eis que surge um novo campo de trabalho para os profissionais especializados em saúde coletiva, que além de trabalhar com cuidado as pessoas , também se ocupam com cuidado ao meio ambiente e da vigilância á saúde.
A vigilância a saúde inclui, vigilância epidemiologia e vigilância sanitária, um campo com grande produção de conhecimento, diversas oportunidades de trabalho nas esferas do governa em saúde e muito bem estruturado no Brasil.
A Saúde da Família, ou Programa Nacional, também vem proporcionando diversas oportunidades de trabalho, não só para médicos, enfermeiros e agentes, como para profissionais de diversas áreas como: dentistas, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas e