Bioquimica
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
MATHEUS HAGEM MAZUAD
SIPHONAPTERA
TERESINA (PI)
2015
INTRODUÇÃO
Os sifonápteros (Siphonaptera) são uma ordem de insetos sem asas, popularmente conhecidos como pulgas. As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves. Estes animais podem transmitir doenças graves como o tifo e a peste bubónica. (CORSEUIL, 2003)
Elas afetam normalmente animais de estimação, como o gato, o cachorro, entre outros. Elas dependem do hospedeiro para se alimentarem e se protegerem, permanecendo toda a sua vida nestes e em outros animais contratantes. Além de provocarem incômodo pelas picadas, transmitem vermes, parasita hematófagos e podem induzir a processos alérgicos, diminuindo a qualidade de vida dos animais. (LIMA, 2013).
As pulgas apresentam ciclo de metamorfose completo. Ou seja, a fêmea coloca ovos (cerca de 300 a 400 de uma única vez), dos quais eclodem as larvas; estas se transformam em pupa, para então surgir em sua forma adulta. Cabe ressaltar que, dependendo das condições externas, a pulga não emerge imediatamente do seu casulo (ou pupa) - ela pode demorar dias, meses e até um ano para sair do casulo, aguardando condições ideais para sua sobrevivência (um parasita). Isso explica a existência de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por muito tempo. (LIMA, 2013).
Com frequência são vetores de doenças do homem, tais como: a peste bubônica e o tifo, principalmente porque se alimentam do sangue de vários animais, espalhando doenças de um tipo de animal a outro. As pulgas de cachorros e gatos são as mais comuns e com maiores problemas, como pragas domiciliares. Normalmente as pulgas ficam fora do hospedeiro a maior parte do tempo, invadindo-os somente para s alimentarem.
Normalmente as pulgas atacam os homens quando não conseguem encontrar o seu hospedeiro usual. A espécie Xenopsylla cheopsis tem como hospedeiro o rato, sendo