O corpo fala
Em época de fim de ano, uma vaga temporária de vendedor pode se transformar em uma oportunidade efetiva, caso o profissional se saia bem. Mas nem sempre um vendedor inexperiente domina todas as técnicas para fazer a melhor venda — e mesmo quem trabalha com vendas há muito tempo pode deixar escapar um bom negócio porque não decifrou os códigos passados pelo cliente. A consultora de marketing Darlene Mello explica que, na comunicação interpessoal, as mensagens verbais respondem por apenas 7% do total, enquanto as vocais (tom de voz, inflexão, sons) representam 38% e as não-verbais respondem por 55%.
— A linguagem corporal é, muitas vezes, mais precisa do que a verbal, pois é controlada por impulsos inconscientes, ou seja, não temos domínio sobre ela — diz Darlene.
Veja a seguir dez dicas da especialista para se sair bem como vendedor e dominar a linguagem corporal — a sua e a do cliente:
1. Olhar para os lados. A abordagem deve ser feita somente quando o cliente demonstrar que quer ajuda. O gesto mais comum que evidencia isso é quando o cliente olha para os lados, demonstrando que está procurando algo.
2. Cumprimentos. Mulheres devem ser cumprimentadas, preferencialmente, de frente. Já para os homens, essa posição significa desafio — para eles, a melhor abordagem é feita pela lateral, postura que, por sua vez, gera desconfiança nas mulheres.
3. Espelhamento. Para criar diálogo e relação de confiança com o cliente, a recomendação é fazer o “espelhamento”, ou seja, imitar o comportamento do cliente de forma sutil. Por exemplo: se o cliente sentar, o vendedor pode se sentar também, para criar mais intimidade e deixá-lo mais