O corpo do ponto de vista da filosofia
• Comparando a educação Chinesa com a Brasileira, apontem quais são os fatores de igualdade e desigualdade da educação desses dois países.
O filme relata uma história onde interpreta a educação chinesa, a falta de professor qualificado para assumir o cargo de outro que teve que ausentar-se por um tempo, trouxe uma menina de apenas treze anos de pouco conhecimento onde seu único propósito era ganhar dinheiro que lhe fora prometido.
Infelizmente comparando esta parte com a atualidade em nosso país, na rede pública de ensino alguns professores (que deveriam ser educadores) se enquadram nesta mesma posição, no caso da Wei (professora substituta) ela não tem nem idade apropriada para tal entendimento, não é o caso dos educadores, ou melhor, professores atuais, eles não tem interesse pelos alunos, mas apenas por seus salários. No filme em relação a estrutura a escola era muito antiga, tinha 40 anos ,as mesas e carteiras eram velhas e quebradas os materiais escolares eram muito poucos e os recursos tinham que ser poupados ao máximo possíveis. Aqui no Brasil a situação se iguala pois as instituições de ensino públicas se encontram na mesma realidade.
Na China com o passar dos anos esse fatores mudam com mais constância e mais rapidez, pois é um país de maior potência e por isso fazem uso do dinheiro investindo em uma educação de melhor qualidade do que no Brasil.
Análise do organograma do Projeto Político-Pedagógico
A proposta do Projeto Político-Pedagógico é a tradução dos desejos de toda comunidade escolar. A participação de pais, alunos, professores e funcionários para sua construção foi muito importante. Através de leituras, discussão, trabalho participativo, reflexões, questionamos a sociedade e a escola que temos e o que queremos daqui pra frente. A busca por objetivos para nosso trabalho nos permitiu que juntos fôssemos aprendendo, dialogando e trabalhando de forma coletiva para construir novas práticas.