o Conto
O autor Guy de Maupassant, escritor de vários contos no livro Arte e Ofícios, sendo nele relatado o romance “O colar de diamantes”, faz uma narrativa intensa que envolve o leitor e deixa um ambiente de aflição, ansiedade e nervosismo durante a leitura. Mas no desfecho final há um clima de revolta motivado pelos longos anos de sofrimento e sacrifícios que passaram devido à omissão da verdade em relação ao fato ocorrido, a perda do colar.
O colar de diamantes relata a história de Mathilde, uma bela moça, de classe social pobre, que vive em uma casa humilde, com móveis e objetos velhos e desgastados, e é inconformada com a realidade que a vida lhe impôs. Em meio a tanta aflição e ansiedade, sonhava com roupas e joias caras, comida e até outro casamento, sofria com a pobreza que a rodeava e se trancou para a vida, tornando-se uma pessoa infeliz e frustrada, sem entender o porquê lhe foi atribuída essa vida de sofrimento. Após um convite para o baile no Palácio do Ministério, o esposo deu-lhe o dinheiro para a compra de um vestido apropriado para vestir nesta ocasião e a joia para combinar pediu emprestada a uma velha amiga rica, que escolheu um lindíssimo colar de diamantes. Era a mais bela de todas as mulheres no baile, dançou e divertiu-se até amanhecer, porém, ao chegar a casa, o grande desespero foi notar a falta do colar de diamantes. A solução foi gastar as economias e fazer uma dívida grande, pedindo dinheiro a agiota, trabalhar muito e passar muitas dificuldades num longo período de 10 anos, para saldar o débito. O desenlace final deu-se após longos anos de sacrifício e sofrimento para pagar o preço do que havia perdido o colar de diamantes. A amiga, em risos disse que o colar era falso e não valia quase nada.
O autor ao longo do conto O Colar de diamantes faz o leitor pensar no que leva as pessoas a terem essa visão de realidade, deixar-se confundir com estimações e isolar-se de tudo e de todos, pelo fato de inconformidade