O consumo e o mundo do trabalho
Hoje vivemos em uma sociedade de consumo que foi se desenvolvendo a muitos anos, se modificando aos poucos e transformando a vida dos cidadãos. Essa sociedade de consumo pode ser identificada através das evidentes mudanças sociais e econômicas ligadas ao capitalismo que foi tomando as nossas vidas, realçadas pelo imenso poder e ânsia de consumir cada vez mais produtos, tecnologias e serviços.
O dia-a-dia da sociedade brasileira é uma sequência ilimitada de compras e mais compras, imposta por um capitalismo violento, no sentido de que se as pessoas não consumirem cada vez mais, são abominadas pela sociedade que a cada dia se atualiza, de uma forma extremamente veloz e fugaz.
O problema é que todo esse capitalismo e incentivo consumo inferem diretamente na vida profissional do trabalhador brasileiro. O mercado de trabalho foi se transformando ao longo dos anos, inserindo jovens, mulheres e pessoas idosas, porém essa inserção de trabalhadores foi gerando uma saturação de profissionais na sociedade trabalhista. Embora, que cada vez mais os jovens principalmente, estejam se capacitando e estudando cada vez mais, a concorrência está cada vez maior.
Nas ultimas décadas principalmente, pois a mulher foi se tornando cada vez mais presente no mercado de trabalho que era praticamente masculino em sua totalidade. As mulheres foram ganhando espaço, pela inclusão na sociedade, e atualmente há mulheres que até se sobressaem em relação a muitos homens numa empresa e que garantem um futuro profissional que pode ser muito melhor ao masculino. A realidade mesmo é que não existem mais divergências quanto à sexo no mercado de trabalho, exceto a trabalhos pesados e mais brutos, que mulheres tem capacidade natural inferior à masculina de realizar.
Essas mudanças que foram ocorrendo no mercado de trabalho modificaram também a mentalidade das pessoas. Cada vez mais a sociedade se mostra muito capitalista, dando muito valor ao