O conhecimento.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO – FACESF
BACHARELADO EM DIREITO
O CONHECIMENTO
Belém do São Francisco, março de 2013.
JAYRO ALEX DA SILVA COSTA
CONHECIMENTO
Fichamento de esboço, apresentado ao professor Marcos Vasconcelos da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, para a obtenção de nota e cumprimento das atividades docentes.
Belém do São Francisco – PE
Março – 2013
BIBLIOGRAFIA
SANTOS, Ezequias Estevam, Manual de Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica – 6ª edição revista atual e ampliada – Niterói, RJ: Impetus, 2009.
CONHECIMENTO
CAPÍTULO 2
SUBTÍTULO 2.1
TEORIA DO CONHECIMENTO
PÁG. 45
A filosofia é o estudo do homem na teoria da natureza buscando a sabedoria na auto-reflexão espiritual, através do conhecimento da verdade absoluta.
SUBTÍTULO 2.2
CONHECER E SABER
PÁG. 46
Achando a verdade absoluta o saber quebra mitos, lendas e toda forma de superstição. A faculdade da razão tem o poder de julgar o valor das coisas, tornando-as valorosas ou não.
SUBTÍTULO 2.3
FORMAS DE CONHECER
PÁG. 46/47
O homem possuindo o saber filosófico é capaz de desenvolver todas as ciências do saber, pois é por ela que se definem os ramos das demais atividades humanas.
SUBTÍTULO 2.4
TIPOS DE CONHECIMENTO
PÁG. 47
Dos tipos mais comuns de conhecimentos podemos citar: o empírico ou senso comum, religioso, filosófico e cientifico. Embora alguns considerem um quinto conhecimento, que é o mítico. Todos com características diferentes, porem, o filosófico sendo capaz de compreender e explicar os demais.
SUBTÍTULO 2.5
CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM
PÁG. 48
Mesmo sendo superficial e subjetivo é de suma importância para a vida humana. Uma vez que passado de geração a geração traz em sua essência um fundo de verdade.
SUBTÍTULO 2.6
CONHECIMENTO RELIGIOSO OU TEOLÓGICO
PÁG. 48/49