O conhecimento é a base de tudo.
2) Faça um resumo das evidências usadas por J.J. Thomson para deduzir que os raios catódicos constituem-se de partículas carregadas negativamente.
3) Por que o modelo nuclear de Rutherford para o átomo é mais consistente com os resultados de seus experimentos de dispersão de partículas ( do que o modelo de ‘pudim de ameixa’ de Thomson?
4) Preencha as lacunas da seguinte tabela, supondo que cada coluna represente um átomo neutro:
Símbolo 52Cr
Prótons 33 77
Nêutrons 42 20
Elétrons 20 86
Nº de massa 222 193
5) De acordo com o modelo de Bohr, um elétron no estado fundamental de um átomo de hidrogênio move-se em órbita ao redor do núcleo com um raio específico de 0,53 Å. Na descrição do átomo de hidrogênio pela mecânica quântica, a distância mais provável do elétron ao núcleo é 0,53 Å. Por que essas duas afirmativas são diferentes?
6) Qual o número máximo de elétrons em u m átomo que podem ter os seguintes números quânticos: (a) n = 2, ms = -1/2; (b) n=5, l=3; (c) n=4, l=3, ml = -3; (d) n=4, l=1, ml = 1.
7) Para n=4, quais são os possíveis valores de l? Para l=2, quais são os possíveis valores de ml?
8) Identifique o grupo de elementos que corresponde a cada uma das seguintes configurações eletrônicas gerais:
a) [gás nobre] ns2np5
b) [gás nobre] ns2 (n-1)d2
c) [gás nobre] ns2 (n-1)d10 np1
d) [gás nobre] ns2(n-2)f6
9) No período de cerca de 1800 a aproximadamente 1865, as massas atômicas de muitos elementos foram medidas precisamente. Por que isso foi importante para a formulação da tabela periódica de Mendeleev? Qual a propriedade do átomo Moseley associou ao comprimento de onda dos raios X emitidos por um elemento em seus experimentos? De que forma isso afetou o significado da tabela periódica?