O conhecimento teológico/religioso
Fonte: Fundamentos de Metodologia
Odília Fachin – 4ª Edição - Ed. Saraiva
O Conhecimento Teológico
O conhecimento teológico/religioso está intimamente relacionado ao misticismo, a fé, a crença divina, ou seja, a existência de um Deus seja ele Jesus, Maomé, Buda, ou qualquer outro que represente uma autoridade suprema, não importa qual seu Deus e sim o tamanho da sua fé.
Desfragmentado em um capitulo o texto expõe definições sobre a metodologia e os tipos de conhecimentos, sendo dividido em quatro partes e trinta páginas.
Caracterizado por ser inquestionável, sistemático, valorativo, infalível, exato, o conhecimento teológico pode ser revelado pela fé. Segundo Teixeira (2007 p. 8) o conhecimento teológico:
[...] é aquele que é direcionado à compreensão da totalidade da realidade homem-mundo. O objetivo é detectar um princípio e um fim único no que se refere à gênese essencial e existencial do cosmos1.
Segundo a autora Odília Fachin a fé religiosa é um fato que nem a teologia nem a ciência do fato religioso podem explicar ou justificar perfeitamente. Manifesta-se por meio das capacidades que a pessoa possui de pensar, sentir e querer.
A fé em um Deus invisível é inexplicável/indecifrável, depende da sua formação moral e das crenças, onde só acredita quem tem ou teve uma experiência maior com alguma autoridade superior. Odília Fachin descreve que o ser humano dificilmente deixará de ter um conhecimento teológico, pois as experiências da própria vida estão ligadas a revelações divinas e à própria fé.
Os conhecimentos ou verdades teológicas estão registrados em livros sagrados, exemplo a bíblia sagrada, escritos sem nenhum critério cientifico e podem ser revelados por seres iluminados como profetas ou santos.
Acredito que cada indivíduo tem a sua fé em algo sobrenatural, é algo que rege e concede sentido na sua vida, sem explicações, algo invisível que mora no interior de cada