O conhecimento necessário ao profissional de atendimento publicitário
Um bom nível de conhecimento trata-se de um requisito imprescindível a qualquer profissional de atendimento. E esse bom nível de conhecimento não se restringe apenas ao conhecimento técnico, mas ao conhecimento em geral. Há clientes que avaliam o profissional que os atende também pelo nível de conhecimento geral que possuem. Tais clientes costumam "puxar" assuntos a respeito de diversas situações, apenas para avaliar esse nível de conhecimento.
Por isso o profissional de Atendimento é, antes de tudo, um generalista. O exercício da atividade exige conhecimento abrangente que vai desde a formação cultural do povo brasileiro aos desenvolvimentos científicos dos últimos anos. Precisa ser aquela pessoa capaz de ler nas entrelinhas e estar atento para as mudanças econômicas, sociais e comportamentais do mercado.
O conhecimento e capacidade deste profissional são postos à prova diariamente em contato com os clientes. Por isso precisa conhecer profundamente propaganda, sua agência e também de constante reciclagem técnica e aprimoramento profissional. Sua frequência em palestras, cursos, seminários de comunicação é quase uma obrigação profissional. O Atendimento tem que ser capaz de analisar uma pesquisa, discutir um planejamento, avaliar planos de mídia, defender e apresentar campanhas.
O atual mercado está exigindo que este profissional tenha outros conhecimentos, agora mais técnicos, de outras áreas como programação, publicidade online, redes sociais, métricas, etc. Isso nas agências de comunicação digital ou nas de comunicação convencional que já perceberam a importância da comunicação online e já criaram núcleos internos. Porém, existe uma grande parcela que ainda ignora este cenário e se mantém fechada em seu formato anterior.
Conhecimentos de gerenciamento de projetos,de programação, de redes sociais, de monitoramento, de indicadores de métricas,de planejamento, de SEO, de SEM, de