Fresadoras
“Rodas Dentadas, Fresadoras e ferramentas de Corte”
Guilherme Mortagua Domingues
4AM.
Indice: 1- Rodas Dentadas
1.1- Introdução; 1.2- Tipos de Rodas Dentadas; 1.3- Características Importantes; 1.4- Trens de Rodas Dentadas; 1.5- Lei do engrenamento; 1.6- Interferência de dentes evolventais; 1.7- Relação da engrenagem; 1.8- Tipos de Fabricação.
2- Fresadoras
2.1- Introdução; 2.2- Tipos e características; 2.3- Classificação.
3- Ferramentas de Corte
3.1- Introdução; 3.2- Cabeçote divisor; 3.3- Fresas e Ângulos das Cunhas; 3.4- Fresas e Geometria; 3.5– Tipos de Ferramentas de Corte.
1- Rodas Dentadas
1. - Introdução
Rodas dentadas formam a ligação entre eixos e correntes. Elas precisam não apenas assegurar a conexão confiável eixo/cubo com eixos de diferentes geometrias, mas o perfil dos seus dentes deve estar perfeitamente adaptado à corrente usada. Esta é a única maneira de garantir a operação confiável com baixo desgaste e baixo ruído. Correntes de designs diferentes (p.ex. corrente de rolos, buchas ou dentes) e diversos passos (p.ex. 6,35mm, 8mm, 9,525mm), assim como correntes simples e duplas estão disponíveis. Na seleção de material e no processo produtivo das rodas dentadas deve ser levada em consideração a carga suportada, a geometria a ser obtida e a custo-efetividade. Em princípio, é feita uma distinção entre os seguintes tipos: • Rodas dentadas feitas por estampagem de precisão; • Rodas dentadas produzidas em metal sinterizado; • Rodas dentadas fabricadas por métodos de corte; • Rodas dentadas forjadas / extrudadas.
As rodas dentadas operam aos pares, os dentes de uma encaixando nos espaços entre os dentes de outra. Se os dentes de um par de engrenagens se dispõem em