O conhecimento na sociedade atual
É o ato ou efeito de abstrair idéia ou noção de alguma coisa, como os conhecimentos de um fato, conhecimento sobre um documento, das leis, o saber, informações em um recibo sobre um produto ou serviço, instruções, etc.
O conhecimento vai além das descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que podem ser verdadeiros e/ou úteis. O conhecimento é, popularmente, aquilo que se sabe sobre algo ou alguém.
Mas abordando de maneira mais aprofundada o tema, conhecimento está conectado a duas outras palavras comumente utilizadas na sociedade do conhecimento, que são o dado e a informação.
De maneira simples, o dado é um conjunto de caracteres que podem ser decifráveis ou não. Neste caso, a instrução prévia de quem analisará estes caracteres determinará se poderão ser entendidos ou não. O entendimento deste conjunto que mais parece um código gera uma informação. Logo, os dados podem ser considerados uma base para a absorção de conhecimento e assim, as informações absorvidas geram o conhecimento.
A interação com outras pessoas ou com o meio ambiente é fonte para adquirir informações e gerar grande conhecimento. O ser humano absorve no seu dia-a-dia, das mais variadas maneiras, as informações facilmente perceptíveis, bem como as que necessitam de maior tempo de observação e análise, seja ler o nome de uma rua escrito na placa ou buscá-la em um grande banco de dados como um mapa, as duas atividades geram uma informação transformada em conhecimento que será utilizado futuramente, pois a sua utilização pode ser refeita.
A informação tem como característica o cunho verdadeiro ou não, e assim separa-se do conhecimento que possui um propósito, uma utilidade para a sua absorção por alguém.
Existem dois modos de adquirir o conhecimento, o primeiro é na forma de um produto, onde o acumulo de teorias, idéias e conceitos pode ser colocado como exemplo. Por outro lado, sua segunda forma deriva da primeira situação, pois é através de um