O conhecimento Ilocucional
Ex.: Você flagra alguém mexendo no que é seu, e diz: “Bonito, hein?!”
O conhecimento ilocucional consiste no conhecimento sobre os tipos de atos de fala, que costumam ser verbalizados por meio de enunciações características o que exige dos interlocutores o conhecimento necessário para a captação do objeto ilocucional.
O conhecimento ilocucional contribui para que o produtor do texto reconheça os objetivos que orientam sua produção. esse permite ao produtor do texto inserir-se na situação comunicativa, uma vez que o conduz a reflexão sobre a forma mais adequada para estruturar seus enunciados, com vistas a comunicar os significados que deseja.linguística presente no texto, assim como a adequação do gênero textual. Em linhas gerais, conhecimento comunicacional representa as ferramentas apenas de linguagem que se tem para atingir um objetivo.
Conhecimento meta comunicativo constitui-se de inserir ênfase em expressões, para que o texto alcance o objetivo para o qual foi construído, tal como a sua compreensão e aceitação por parte do leitor. Tais ênfases podem ser construídas através de parênteses, parágrafos, realce, etc, qualquer mecanismo que dê destaque.
Conhecimento superestrutural ou conhecimento sobre gêneros textuais baseia-se na definição que difere cada gênero textual, é a capacidade adquirida ao longo da prática de leitura que permite ao leitor reconhecer e diferenciar uma fábula de um texto técnico, sem que esta categoria esteja explícita no texto analisado.
A produção textual se encontra vinculada às várias áreas do conhecimento, mas é no ensino e aprendizagem da língua materna que tal importância se notabiliza.