O conhecimento capitulo 16
CAPITULO 16 - PAGINA 158
Percepção,memória e imaginação.
Explique o que é a sensação?
É a percepção, de algo prazeroso ou não pelo nosso corpo.
Podemos sentirsensação de dor, prazer, medo, arrepiação...
A sensação pode facilmente ser alterada pelo sistema endócrino, ou seja, hormonal, assim como também pelo sistema nervoso. A questão do ação/reação ajuda muito.Por que se diz que a percepção e a síntese de muitas sensações simultâneas?
Porque só é perceptível aquilo que você sente
Seja pela visão, tato, audição, paladar ou olfato, se você não sentir nãopoderá perceber
2. Por que se diz que a percepção é síntese de muitas sensações simultâneas?
Porque, ao sentirmos as qualidades das coisas, não o faze¬mos separadamente, mas sentimos todas ao mesmotempo. Mesmo que façamos referência a apenas uma qualidade (água quente, céu azul, alimento amargo), juntamente com essa sen¬sação temos outras. Na realidade, só temos sensações na forma de percepções,isto é, de sínteses de várias sensações.
3. Como os empiristas explicam a sensação?
Para os empiristas, a sensação depende das coisas exterio¬res, isto é, é causada por estímulos externos que aotocar um dos órgãos dos sentidos faz um percurso no interior de nosso corpo, indo ao cérebro e voltando às extremidades sensoriais. Dessa forma, podemos dizer que a sensação é um efeito passivo de umaatividade dos corpos exteriores sobre o nosso corpo. Além dis¬so, cada sensação é independente das outras, cabendo à percepção unificá-las e organizá-las numa síntese. Dessas percep¬ções é que provêm asideias.
4. Como os intelectualistas explicam a sensação?
Para os intelectualistas, a sensação e a percepção depen¬dem do sujeito do conhecimento e a coisa exterior é apenas a ocasião para quetenhamos a sensação ou a percepção. Nesse caso, o sujeito é ativo e a coisa externa é passiva, ou seja, sentir e perceber são fenômenos que dependem da capacidade do su¬jeito para decompor um objeto