Mine
Robert Farr
Ratings: (0)|Views: 613 |Likes: 2
Publicado porSâmara Palazuelos
See more Robert M. Farr, psicólogo inglês, professor de psicologia social e chefe dodepartamento de psicologia social da London School of Economics and PoliticalScience de Londres, escreveu dezenas de artigos e vários livros, tais como:
“
Representações sociais: a teoria e sua história
”
e
“
As raízes da psicologia moderna
”
que é sua obra mais utilizada no estudo da psicologia social atualmente.A psicologia social moderna nascida em solo americano é considerada por Farrcomo uma forma psicológica de psicologia social, e que apesar de ser uma forma depsicologia cognitiva, difere da ciência cognitiva, por possuir raízes distintas. Já aintenção do autor quanto às formas sociológicas de psicologia social é identificar asraízes comuns dessas duas formas de fazer psicologia social, mesmo que as duastenham se desligado quase que por completo durante o passar do tempo.
“
As Raízes da Psicologia Social Moderna
”
vem cumprir uma tarefafundamental: mostrar quem são os "pais teóricos e epistemológicos" da psicologiasocial moderna.
“As raízes são vistas como européias, e as flores como especificamente americanas” A psicologia social moderna surgiu nos Estados Unidos da América sob influência dasquestões sociais levantadas no período da segunda guerra mundial, e o que se viu nosestudantes de pós-graduação, da geração pós-guerra, foi a formação de gruposacadêmicos possuidores de enorme talento, que acabaram por caracterizar a psicologiasocial moderna como tipicamente americana. Mais tarde, em um contexto de mudançade atitude do pós-guerra, na universidade de Yale, estudantes ainda maisextraordinários, acabaram se reunindo e promovendo o estabelecimento da psicologiasocial como uma ciência experimental.. É assim que Robert Farr define de maneira etnocêntrica, como de fato pode ser vista,com base histórica, a psicologia social moderna..