O conforto na arquitetura moderna
ARQUITETURA E URBANISMO
ILZANE VIANA
RESUMO
A IDÉIA DE CONFORTO
Aracaju/SE
2014/01
ILZANE SANTOS VIANA
RESUMO
A IDÉIA DE CONFORTO
Aracaju/SE
2013/2
RESUMO
Aloisio Schmid(2005) aborda o tema do significado do conforto aplicado ao ambiente construído. Para ele este significado se transforma, passando do alivio (ausência do desconforto), para a transcendência, sendo esta uma elaboração do desconforto, criando se artifícios de compensação caso ele seja inevitável. A transcendência é realizada de acordo com a inserção sociocultural do sujeito Desta forma, para o autor, há uma transformação da ideia do conforto em cujo significado vão sendo agregados atributos ao longo da história.
O livro esclarece o que é conforto, o que é conforto ambiental, de onde vêm estas idéias e até que ponto (em suas manifestações térmica, acústica, visual, tátil e olfativa) elas são objetividade. A discussão não é limitada ao fisicamente definido: trata o componente subjetivo em suas delimitações entre conforto, prazer e funcionalidade, não à exaustão – pois o assunto é por demais sugestivo. O livro trata de diversas experiências, comentadas à luz de teorias vindas de ciências diversas, deste a Física, passando pela História da Arquitetura. A obra é bem interessante tanto para profissional como para os leigos. É recomendada por renomados professores como leitura obrigatória na iniciação à Arquitetura.
O conforto ambiental é uma idéia que é comum se associar com o calor, iluminação, acústica e qualidade do ar. Este livro se propõe aprofundar tal entendimento, tratando das seguintes questões - Conforto ambiental se encerra no estudo de fenômenos físicos e da fisiologia dos sentidos relacionados, da definição de conforto ambiental mais coerente com a etimologia de conforto, Conforto e estética se superpõe, ou são valores complementares buscados na arquitetura. Abre a discussão