O conceito e a difinição ou termo
Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si") é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numa linguagem ou simbologia. O termo é usado em muitas áreas, na matemática, na filosofia, nas ciências cognitivas, na física, na informática.
Numa abordagem filosófica estaremos falando do conceito, definição e do termo.
DESENVOLVIMENTO
Podemos definir o conceito como representação universal de alguma coisa ou realidade. Por outro lado, o termo é a expressão na linguagem do conceito.
Quando dizemos mesa, caneta, cavalo, livro, animal, podemos representar universalmente todas as mesas, todas as canetas, todos os cavalos, todos os livros. Quando traduzimos estes conceitos em linguagem, eles tornam-se termos.
Conceitos são portadores de significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens: o conceito cão pode ser expresso como Hund em alemão, hond em Afrikaans, dog em inglês, perro em castelhano, gos em catalão, hundo em esperanto, txakur na língua basca, chien em francês, can em galego, cane em italiano, canis em latim, inu em japonês etc.
O fato de que conceitos são, de uma certa forma, independentes das linguagens torna a tradução possível; palavras em várias línguas "querem dizer" o mesmo porque expressam um e o mesmo conceito.
Conceito é uma frase (juízo) que diz o que a coisa é ou como funciona. O conceito, enquanto o que é a expressão de um predicado comum a todas as coisas da mesma espécie. Chega-se a esses predicados ou atributos comuns por meio da análise de diversas coisas da mesma espécie.
O homem é um ser racional. A racionalidade é o predicado comum a todos os homens. Numa linguagem mais