O conceito de necessidades no trabalho
A análise de necessidades constitui o passo inicial que deve ser realizado em qualquer sequencia de operações, em uma perspectiva global de sistemas. È uma etapa primordial para o planejamento e a implementação de intervenções.
O diagnostico de necessidades é recomendado como primeiro passo, seguido pela formação de objetivos, seleção de conteúdos, organização dos conteúdos, seleção e organização das experiências de aprendizagem e determinação do que avaliam, assim como das formas e significados da avaliação.
A perspectiva de educação que se adota visa desenvolver o potencial pleno da pessoa, tornando-a competente para resolver problemas e capaz de ajustar-se a novas situações com autonomia e criatividade.
Concorda-se com Pardo quando diz que “o psicólogo se transforma através da aquisição dos conhecimentos e transforma os conhecimentos por meio da sua aplicação e da análise que desenvolve sobre esta aplicação.
Necessidades da formação são definidas como a “correlação (semelhança) entre as necessidades de atuação do aluno no curso e as necessidades de atuação do psicólogo no campo de trabalho”.
A resolução (solução) do problema exige a identificação e o exame das condições geradoras da situação atual para posteriores decisões e ações no sentido de eliminar ou reduzir a defasagem (diferença), são necessárias constantes reavaliações, intervenções e de renová-las para a condução dos processos dirigidos aos objetivos previamente firmados.
Considera-se, contudo, que a formação possui um potencial detonador, e não se pode esperar que as mudanças nas atividades prescritas para o psicólogo advenham paternalmente, mas por meio do reestabelecimento do modo de pensar o próprio papel e da aquisição de competência.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
JOSÉ CARLOS ZANELLI – 1ª Edição/2002 O Psicólogo nas Organizações de Trabalho.
Escritor e palestrante na área de Psicologia nas organizações de Trabalho têm algumas obras escritas como: