O conceito da sustentabilidade na prática da arquitetura
1. Introdução
Esse trabalho busca sintetizar o artigo “O conceito da sustentabilidade na prática da arquitetura”, mostrando como a arquitetura e a ecologia estão relacionadas na eco-arquitetura, e também a visão dos profissionais e dificuldades que enfrentam quando buscam integrar esses conceitos em seus projetos.
2. Desenvolvimento
A arquitetura sustentável é uma relação entre a arquitetura e a ecologia. Não é um conceito novo, porém tem sido mais divulgada nos dias atuais devido aos impactos ambientais que são cada vez maiores e mais frequentes. O maior responsável por isso tudo é o ser humano, que com suas atividades, acaba poluindo o meio ambiente. Para reduzir esses danos, deve haver uma conscientização da população, para então, trabalhar medidas dentro da construção civil que possam suprir as necessidades do ser humano e causem um menor ou nenhum dado ao ambiente.
Muitos arquitetos enxergam a edificação como uma obra de arte, e não se preocupam com as consequências que ela pode trazer. Os novos edifícios são altamente poluentes e são responsáveis por mais da metade do consumo energético em países desenvolvidos.
Em contra partida, existe a eco-arquitetura, que considera a edificação como parte do habitat. As ecohouses, que são casas ambientalmente sustentáveis, são um exemplo disso, e sendo parte da ecologia, é importante estudar a área antes de começar a projetar. Com a edificação verde, há uma redução do consumo de recursos naturais, melhor qualidade de vida para os moradores e um aumento no valor do edifício.
Apesar de todo esse conhecimento, questionários mostraram que profissionais da área de construção civil, como arquitetos e engenheiros, enfrentam dificuldades na hora de integrar essas soluções ambientais em seus projetos. Embora todos tenham consciência de que a sustentabilidade precisa ser atingida, as medidas tomadas