o comunismo
O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
O comunismo pode ser compreendido como certo tipo de ordenação social, política e econômica onde as desigualdades seriam sistematicamente abolidas. Por meio dessa premissa, a experiência comunista parte de um pressuposto comum onde a desigualdade social gera problemas que se desdobram em questões como a violência, a miséria e as guerras. A intenção de banir as diferenças entre os homens acaba fazendo com que muitos enxerguem o comunismo como uma utopia dificilmente alcançada.
" O Capital" de Karl Marx
As ideias do sistema comunista estão presentes na obra "O Capital" de Karl Marx. Nesta, o filósofo alemão propõe a tomada de poder pelos proletários (operários das fábricas) e a adoção de uma economia de forma planejada para acabar com as desigualdades sociais, suprindo, desta forma, todas as necessidades das pessoas.
O movimento comunista no Brasil
No Brasil, o Partido Comunista foi fundado em 1922, mas até 1988 havia passado apenas cinco anos na legalidade. Isso significa que, durante quase todo o século XX, ser comunista no Brasil era crime. O principal nome do partido no Brasil foi Luís Carlos Prestes, capitão do exército brasileiro e líder tenentista que aderiu às ideias comunistas. Entre 1925 e 1927, ele comandou, ao lado de Miguel Costa, a Coluna Prestes, que percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do Brasil, pregando reformas políticas e sociais no País.
Com o fim da Coluna, Prestes foi estudar marxismo na Soviética. Em 1935, comandou a Intentona Comunista, uma tentativa de revolução contra o governo de Getúlio Vargas. Luís Carlos Prestes foi secretário-geral do Partido