o combate as drogas
Disciplina: Sociologia
Prof. Rogério
O combate as drogas: questão de vontade política ?
Ana Carolina Pulquério Silva
São José dos Campos
2014
Introdução
O consumo mundial de drogas aumentou exponencialmente nas últimas décadas, tornando-se um grave problema social. Ele afeta inúmeros países, que, com raras exceções, não encontraram até o momento meios eficazes de combater tanto o consumo quanto a produção e a distribuição dos vários tipos de drogas. Isto gerou o crescimento do narcotráfico que, em muitos lugares, desafia abertamente o Estado e constitui uma espécie de poder paralelo, capaz de controlar parcelas significativas da sociedade e interferir na vida de milhões de pessoas.
Combate às drogas no Brasil
A lei brasileira em vigor para combate ao tráfico é a de número 11.343, de 23 de agosto de 2006, a Lei Antidrogas, que estabelece normas para repressão, produção e tráfico de drogas e que diferencia o traficante do consumidor.
O Artigo 28, que trata do consumidor, estabelece:
“Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para uso pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com a determinação legal será submetido as seguintes penas:
Advertência sobre os efeitos da droga
Prestação de Serviços a Comunidade
Medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo."
O Artigo prevê também as mesmas medidas para os que cultivam drogas para consumo próprio, como uma pequena plantação caseira de maconha.
O Artigo não prevê prisão para quem for somente usuário e tiver em seu poder pequena quantidade de drogas. Caberá ao juiz determinar se a quantidade encontrada com o sujeito faz dele, perante a lei, um consumidor ou um traficante.
No Artigo 33, começam as determinações de penas. Por exemplo: de três meses a um ano para quem induzir, instigar ou auxiliar alguém no uso de drogas.
Se forem duas ou mais