O coliseu
2- Foi construído entre 70 e 90 d.c. iniciado por Vespasiano o 1° imperador da dinastia flavia depois do suicídio de Nero.
3- O coliseu foi construído no fundo de um vale entre as colinas Célio e Esquilinoe Palatino, que havia sido devastado pelo grande incêndio de Roma, durante o império de Nero foi reurbanizado com um grande lago artificial e uma colossal estatua de si mesmo.
4- Decidiu construir o monumento com o intuito de aumentar a moral e a autoestima dos cidadãos romanos e também cativá-los com a política de pão e circo, tática que previa o fornecimento de comida e diversão ao povo com o objetivo de diminuir a insatisfação popular contra os governantes. Demolindo o palácio de Nero e drenando o lago para construir uma arena permanente para espetáculos de gladiadores, execuções e outros entretenimentos.
5- Porém vespasiano não viveu o bastante para o inaugurar.
6- Quem inaugurou foi seu filho Tito mesmo com a obra não totalmente concluída, o coliseu tinha 3 andares e a capacidade de 50 mil pessoas.
7- Foi Domiciano irmão de Tito quem terminou a construção ampliando um quarto andar podendo abrigar então 90 mil pessoas.
8- Suas fundações possuem mais de 12 metros de profundidade, e seus 187,5 metros de comprimento por 155,5 metros de largura formam um perímetro de mais de 540 metros.
9- A arena possuía um piso de madeira, normalmente coberto de areia para absorver o sangue dos combates, sob o qual existia um nível subterrâneo com celas e jaulas que tinham acessos diretos para a arena. Sua construção durou 28 anos
10- As arquibancadas dividiam-se em três partes: o podium para as classes altas onde se encontrava o pulvinar que era a tribuna imperial; as maenianas setor para as classes medias; e os pórticos que eram construídos de madeira