o clube de compras dalas
Matheus Barros de Santana
Nos últimos anos, muitos autores vêm discutindo sobre os problemas da pós-modernidade.
O processo de globalização, aliado ao modo de produção capitalista exige dos indivíduos um aumento de sua capacidade produtiva bem como a otimização do tempo. A consequência desse intenso dinamismo é diversa, a sensação de que o tempo passa mais rápido, o colapso ambiental, as incertezas diante do futuro e as alterações na relação social são apenas algumas. É notório que esse quadro desencadeou mudanças significativas na vida da maioria das pessoas.
Uma situação comum foi a que ocorreu com a família de Ana. Obrigada a vender suas pequenas propriedades no interior da Bahia. Ana sai cedo para o trabalho, deixa a menina na escola publica do bairro e os outros dois filhos menores na creche. Enfrentar uma intensa jornada de trabalho para sustentar as crianças, já que o pai abandonou a família assim que chegou ao rio de janeiro.
Ana volta tarde da noite, pois seu chefe muitas vezes exige que ela faça hora extra, ameaçando demiti-la caso não cumpra a “meta”. Ela não entende o que é meta, pois nunca havia trabalhado numa empresa antes, e acha estranho não receber por essas horas. No entanto, dizem que as empresas precisam alcançar um nível maior de produção, pois pagou uma licitação publica para fornecer seus produtos.
Tempos modernos e Capitalismo inserido
INTRODUÇÃO
Com a modernização dos tempos está também inserido o capitalismo, que é visto por muitos como um sistema maléfico, como algo que veio pra destruir a sociedade. Mas não é bem assim, o capitalismo na sua essência não é maléfico como se imagina. È o único sistema mundial que dá as oportunidades necessárias para que o individuo que nasceu pobre possa através do seu trabalho uma dia sair da classe baixa e assim ser inserido na classe media alta.
Os males do capitalismo assim como no filme estão no seu modo de produção,