o citoplasma
Citoplasma: é o material situado dentro da membrana plasmática e fora do núcleo. É formado por um sistema de túbulos, sáculos ou vesículas denominado retículo endoplasmático. No citoplasma estão contidas diferentes enzimas e numerosos orgânulos intracelulares tais como:
Ribossomos,
complexo de Golgi, mitocôndrias, lisossomos, egastoplasma e microcorpos.
Sao compostos por duas partes: citosol e organoides. O citosol, também conhecido de hialoplasma, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é uma solução aquosa que constitui o meio interno da célula. Imersos no citosol, aparecem os organoides, os elementos responsáveis pelas atividades celulares. São eles: ribossomos, retículo endoplasmático, sistema golgiense, centríolos, mitocôndrias etc.
O que ‘e ocitosol e organoides?:
O citosol, que é a solução aquosa em que se processam todas as reacções da vida da célula, encontra-se selectivamente separado do meio extracelular.
Os organoides são estrutras que desempanham funções importantes dentro das células. Podemos dizer que eles dentro das células seriam como nossos órgãos dentro de nós.
Exemplos de organóides: mitocôndria, retículo endoplasmático, lisossomos, entre outros
Estrutura: Os ribossomos são organoides que se apresentam sob a forma de partículas globulares com 15 a 20 nm de diâmetro. Eles são constituídos por duas subunidades e possuem tamanhos diferentes.
As duas subunidades constituintes dos ribossomos são formadas por RNA-ribossômico e proteínas.
Os ribossomos originam-se do nucléolo, componente nuclear implicado na síntese do RNA-ribossômico, principal constituinte dos ribossomos.
Polirribossomos: Durante a sua atividade, um grupo de ribossomos liga-se a uma molécula de RNA-mensageiro, formando um polissomo ou polirribossomo
Funções: O ribossomo é a sede da síntese proteica. É nos ribossomos que os aminoácidos são encadeados para constituir uma proteína. A síntese de proteínas, comandada pelos