O cinema Brasileiro
1.1. O início
A primeira exibição de cinema no Brasil aconteceu em oito de julho de 1896, no Rio de Janeiro, por iniciativa do exibidor itinerante belga Henri Paillie. Naquela noite, foram projetados oito filmetes de cerca de um minuto cada, retratando o cotidiano de cidades europeias. Apenas a alta sociedade carioca participou deste marco brasileiro, já que os ingressos eram de alto custo. Porém, um ano depois já existia no Rio uma sala fixa de cinema, o "Salão de Novidades Paris". (BERNARDET, Jean-Claude)
Filmes brasileiros começaram a ser rodados entre 1897-1898. Segundo a página do Departamento Cultural, pesquisadores consideram que os primeiros filmes exibidos em território brasileiro são "Ancoradouro e Pescadores na Baía de Guanabara", "Chegada do trem em Petrópolis" “Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí" e "Uma artista trabalhando no trapézio do Politeama". (Departamento Cultural/2013)
Em 1911, empresários norte-americanos visitaram o Rio de Janeiro para sondar o mercado cinematográfico brasileiro, e abriram o Cinema Avenida para exibir exclusivamente filmes internacionais. Com a Primeira Guerra Mundial, a produção europeia se enfraquece, e os EUA passam a dominar o mercado mundial. (INFO Escola/2013).
Francisco Serrador cria a primeira grande rede de exibição nacional (salas em São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Belo Horizonte e Juiz de Fora), desiste de produzir e torna-se distribuidor de filmes estrangeiros. Os filmes brasileiros passam a ter dificuldades de exibição, o que leva a uma queda de produção violenta. Surgem as revistas especializadas em cinema e começam a difundirem-se os mitos e estrelas de Hollywood.
A partir dos anos 1930, diversos acordos comerciais estabelecem que os filmes norte-americanos passam a entrar no Brasil isentos de taxas alfandegárias.
1.2. Domínio de Hollywood: 1936
As distribuidoras de filmes norte-americanos no Brasil investem muito dinheiro em publicidade e na aparelhagem de som