O cimento e o concreto
O cimento e o concreto são peças fundamentais na construção civil. Por ser o material mais utilizado para executar construções em todo o país, o concreto, devido às suas características lhe permitem uma maior utilização entre os profissionais da área, tais como sua versatilidade, durabilidade, economia e alta resistência à água. O mesmo é definido como um conjunto de aglomerados onde estão submersas partículas de agregados. Este aglomerante é o Cimento Portland que é o mais utilizado no Brasil. Os agregados podem ser divididos em dois tipos: os graúdos (britas ou outras partículas maiores que 4,8mm) e os miúdos (normalmente, a areia).
Além disso, alguns aditivos são utilizados no concreto para melhorar sua aplicação no ambiente da construção civil, por exemplo, os plastificantes, retardadores, aceleradores, incorporadores de ar e superplastificantes. Essas características são adquiridas devido a alguns compostos químicos, que facilitam a trabalhabilidade do concreto. Alguns exemplos desses compostos são o CaO, Al2O3, Fe2O3 e o MgO.
APLICAÇÃO DOS COMPOSTOS QUÍMICOS NA COMPOSIÇÃO DO CIMENTO E CONCRETO ARMADO
1. O que é Concreto?
O concreto é a mistura de agregados (cimento, água, areia e pedra) que ao ser hidratado com água, forma uma pasta resistente que se adere aos mesmos se transformando num bloco monolítica.
Sua hidratação requer um grande cuidado, pois a água é o composto responsável pela reação química que converter o cimento em uma massa aglomerante. Se a quantidade de água utilizada for menor do que a necessária tal reação pode não ocorrer completamente e se maior, diminui a resistência do concreto devido à criação de poros ocasionada pela evaporação da quantidade excessiva dessa substância.
Existem vários tipos de concreto, tais como o pré-moldado, o protendido, o armado, o projeto, o convencional, o de alta resistência inicial, o extrusado, o convencional, entre outros.
O concreto armado é todo tipo de estrutura de concreto