Concreto cimento argamassa
Cimento, concreto e argamassa são os três primeiros a serem exibidos aqui. Os três fazem parte tanto do conjunto de estrutura de um projeto de construção, bem como do sistema de vedação (o cimento e argamassa revestimentos, por exemplo).
O conteúdo do trabalho foi compilado de artigos em sites especializados dos referidos materiais e de associações específicas, como a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Abordamos também reportagens de duas revistas importantes de circulação mensal na área da Construção Civil: Guia de Construção e Téchne.
Seguimos os seguintes tópicos para desenvolvimento do trabalho: história do material, tipos, aplicações, principais fornecedores, normas NBR e preços médios praticados em onze estados brasileiros.
Finalizamos com novidades e curiosidades dos três materiais no mercado brasileiro e mundial. Alguns apresentados na Feira CONCRETESHOW 2012 realizada de 29 a 31 de Agosto de 2012 no centro de exposições Imigrantes em São Paulo.
1 Slide cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.
A origem do cimento remonta há quase de 4.500 anos. Os importantes monumentos do Antigo Egito, eram usados solos vulcânicos que endurecima em contato com a agua
1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
No Brasil em 1924, marca implantação da industria de cimento pela Companhia Brasileira de Cimento Portland de uma fábrica em Perus, Estado de São Paulo depois de varias tentativas fracassadas anteriormente. Até então, o consumo de cimento no país dependia